ESTAMOS A TRABALHAR NA prevenção da covid 19

Este site e toda a sua informação destina-se exclusivamente a profissionais de saúde.

O Teste Serológico é um teste rápido, não mecanizado, qualitativo e combinado que permite detectar uma resposta imunológica aos anticorpos IgM e IgG do vírus SARS-CoV-2 / COVID-19.

gallery/Grafy_Portugal
gallery/cs_teste_covid_infarmed

Este teste pode ser realizado em Laboratórios Hospitalares ou outros com nível de biossegurança 2 e em Unidades Prestadoras de Cuidados de Saúde registrados no ERS.

De seguida, leia todas as instruções de uso. Tenha em atenção o que após a abertura da embalagem principal, tem 60 minutos para concluir a realização do teste.

gallery/passo_passo_final
gallery/conteudo_kit_2

PASSO A PASSO

COMO FAZER O TESTE

gallery/cs_teste_covid_infarmed

ATENÇÃO!

- Não leia o resultado do teste após 10 minutos! O resultado do teste pode mudar devido a humidade e oxidação!

- Os resultados são inválidos após 10 minutos!

- Após a mistura ser adicionada à placa de teste os resultados são válidos entre 3 a 10 minutos.

- Deixe a placa permanecer na posição horizontal em repouso. Não mova ou incline a placa durante a realização do teste!

- NOTA: Após ler o resultado, tire uma foto da placa de teste para ficar registado.

LEITURA DOS RESULTADOS DO TESTE

gallery/resultados_7

Se a linha de controlo QCC (Linha de controlo de qualidade - C) estiver visível e as linhas M e G não, a amostra é negativa porque nenhum anticorpo foi detectado. No entanto, continue monitorizando o seu estado de saúde. Recomenda-se um novo teste 24 horas depois. Não se esqueça de que a quantidade de anticorpos aplicada no caso de uma doença é individual e a produção de anticorpos manifesta-se normalmente menor que a temperatura.

ATENÇÃO!

O teste detecta uma presença de anticorpos, mas a sua precisão depende do valor de anticorpos desenvolvido, que é individual ou diferente de indivíduo para indivíduo.  Mesmo se o teste for negativo, monitorize o seu estado de saúde. Se o aumento da temperatura e os sintomas de gripe persistirem, repita o teste 24-48 horas depois. Se ocorrer queixas respiratórias ou outras, ou se o seu estado de saúde não melhorar, dirija-se ao Atendimento Dedicado à Covid (ADC) da sua área.

TESTE NEGATIVO

TESTE POSITIVO

TESTE INVÁLIDO

Se a linha C de controlo aparecer junto com a linha M, o anticorpo IgM foi detectado e a amostra é positiva, dirija-se diretamente ao Atendimento Dedicado à Covid (ADC) de sua área.

Se a linha C de controlo aparecer junto com a linha G, o anticorpo IgG foi detectado e a amostra é positiva.

Se uma linha C de controlo aparecer junto com as linhas G e M, foram detectados anticorpos de IgG e IgM e a amostra é positiva.

Se não aparecer uma linha C, o teste é inválido e deve ser repetido! Pode ser devido a demora na realização no teste, contaminação do reagente, comprometimento do teste pela temperatura, etc.

NOTA

Neste caso não considere IgG, se aparecer esta linha em baixo é apenas excesso de sangue no início da membrana de nitrocelulose, o que é muito frequente acontecer.

Eliminação do teste usado

Descarte como material infeccioso / contaminado de acordo com procedimentos padrão

Reatividade cruzada

Testes para anticorpos IgG / IgM ao vírus SARS-CoV-2 (sangue total / soro / plasma) foram testados para anticorpos em amostras positivas do vírus influenza do tipo A, Β, RSV, adenovírus, HBsAg, sífilis, H. pylori, HIV e HCV .

Substâncias disruptivas

Os seguintes compostos foram testados no teste de anticorpo SARS-CoV-2 IgG / IgM (sangue total / soro / plasma) e não foram encontrados efeitos interferentes. Triglicerídeo: 50 mg / dl, ácido ascórbico: 20 mg

/ dl, hemoglobina 1000 mg / dl, bilirrubina: 60 mg / dl, colesterol total: 6 mmol / l

Sensibilidade: 96,4%

Especificidade: 99,7%